Como evitar incêndios domésticos causados pelo gás


Foto: iStock

A queda do edifício Wilton Paes de Almeida, em São Paulo, reacendeu a discussão sobre os cuidados que devemos tomar para evitar incêndios domésticos, causa do maior número de mortes no Brasil. O principal vilão é o gás, presente na cozinha e no sistema de aquecimento de água. Com os dias mais frios se aproximando, a atenção deve ser redobrada, pois há um grande índice de ocorrências devido ao uso frequente de aquecedores. A melhor forma de evitar incidentes sempre é a prevenção. Por isso, separamos algumas dicas bem importantes que devem ser aplicadas no dia a dia:

Botijão de gás de cozinha:
– Nunca deixe o botijão deitado na posição horizontal, seja para o uso ou para o armazenamento.
– Recomenda-se que o botijão seja instalado do lado de fora da cozinha, em local arejado, protegido de intempéries e longe de qualquer fonte de ignição.
– Fique atento ao prazo de validade. A mangueira do seu botijão deve ser trocada a cada cinco anos.
– O botijão deve ficar afastado pelo menos 1,5 metros de ralos, caixas de esgoto e de qualquer buraco.
– A mangueira do seu botijão deve ter de 80 centímetros a no máximo 1,20 metros. As de aço inox multicamadas são mais seguras, pois suportam altas temperaturas e possuem maior durabilidade.
– Nunca passe a mangueira por trás do fogão. O calor do forno pode danificar a mangueira e causar vazamento de gás. Se tiver que passar por trás do fogão, utilize mangueiras de aço inox.
– Para fazer o teste de vazamento passe uma esponja com água e sabão sobre as conexões. Se houver vazamento, bolhas de ar vão aparecer na espuma. Neste caso, retire o regulador e instale novamente. Se o vazamento persistir entre em contato com a assistência técnica.
– Nunca instale ou guarde seu botijão em locais fechados como, por exemplo, armários.

Aquecedores a gás:
– O aparelho precisa ser instalado em um local com bastante ventilação. O ideal é que não fique no banheiro, mas sim, na área de serviço.
– A falta de manutenção é a principal causa de acidentes com aquecedores a gás. Fique muito atento! O ideal é chamar o técnico pelo menos uma vez por ano para fazer a manutenção.
– Alguns sinais podem alertar para problemas no seu aparelho. A chama em seu fogão a gás deve ser azul, caso a cor seja amarela ou laranja verifique, pois ele não está funcionando adequadamente. Fuligens, marcas pretas ou manchas ao redor dos aparelhos também são sinônimos de problemas. Outro sinal é a condensação no interior das janelas.

Cuidados com a sua saúde:
O gás é um grande vilão para a sua saúde e pode causar intoxicação. Em muitas situações não exala cheiro e é aí que mora o perigo. Neste caso, o diagnóstico é feito através de sintomas como sonolência, dificuldades respiratórias, perda da consciência, dor de cabeça, náuseas e desmaio. Para evitar danos maiores à sua saúde e ao local, procure imediatamente um médico e chame o Corpo de Bombeiros.

Utilize produtos de qualidade:
Os vazamentos e acidentes com gás não costumam ser causados pelos botijões. A maior parte das ocorrências são pelo uso inadequado ou por más condições do kit de instalação. Para prevenir e garantir a segurança da sua residência, a qualidade dos produtos utilizados é fundamental. A Censi possui diversos itens que oferecem segurança e tecnologia, como kits completos para aquecedores, engates extensíveis, registros e adaptadores, entre outros que você confere aqui. Além de investir em bons produtos, procure um profissional da área qualificado para fazer a instalação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>