#MoveTheDate: Vamos mudar a realidade da sobrecarga da terra?


Foto: iStock

Na última quarta-feira (1º/8) foi o Dia da Sobrecarga da Terra, onde esgotamos todo o estoque de recursos naturais que o planeta é capaz de renovar em 2018. Esse cálculo é feito anualmente desde 1970, que foi quando a Terra entrou em sobrecarga pela primeira vez. A cada ano a data ocorre mais cedo, de acordo com a Global Footprint Network. A organização também estima que, atualmente, é exercida uma procura 1,7 vezes superior à capacidade de regeneração dos ecossistemas.

Tudo isso é reflexo de atitudes do dia a dia que causam muitos danos ao meio ambiente. Para mudar essa realidade, a Global Footprint Network criou a campanha #MoveTheDate, um movimento global que apoia a saída da humanidade da sobrecarga ecológica. A organização internacional divulgou alguns dados que estimam o impacto na alteração no Dia da Sobrecarga da Terra caso alguns passos sejam seguidos pela humanidade. Confira:

– Se o Dia da Sobrecarga da Terra fosse adiantado cinco dias todos os anos até 2050, seria possível retornar ao nível em que usávamos os recursos de um só planeta.
– Se 50% do consumo de carne for substituído por uma dieta vegetariana, a data seria adiada por 5 dias e se houver uma redução de 50% do carbono na Pegada Ecológica ganhamos 93 dias.
– Investigadores da Global Footprint Network e da Schneider Electric estimaram que, caso fossem implementadas diversas tecnologias atualmente disponíveis em edifícios, processos industriais e na produção elétrica, a data poderia ser movida pelo menos 21 dias, sem qualquer perda de produtividade ou conforto. Contudo, a estimativa considera a tecnologia oferecida pela Schneider Electric’s, no entanto, outras tecnologias disponíveis no mercado poderiam mover a data ainda mais.

#MoveTheDate: vamos juntos mudar essa realidade?

A mudança deve partir de cada um. Mobilize seus familiares, amigos, colegas de trabalho, governantes, empresas, instituições e mostre a eles o impacto positivo das pequenas atitudes perante o meio ambiente.

Quer uma ideia de como começar? Então não perca a nossa próxima postagem. Nela, vamos mostrar uma forma simples de calcular individualmente a Pegada Ecológica e o Dia da Sobrecarga da Terra pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>