Dicas do que não esquecer na hora de reformar o banheiro


Foto: iStock

Em outros tempos, o banheiro não era um ambiente que chamava tanta atenção no planejamento, tanto na arquitetura quanto para praticidade e conforto. Hoje essa realidade mudou e o espaço tem recebido destaque nas reformas. Esse ambiente deve ser agradável, funcional e fácil de limpar, mesmo não sendo o lugar mais frequentado da casa, é essencial na rotina e para a higiene das pessoas. Pequenos detalhes como dimensão do box ou espaço do vaso sanitário, muitas vezes, ainda passam despercebidos, mas podem fazer diferença. Para você que está planejando reformar o banheiro, segue algumas dicas do que não esquecer para ter mais conforto no seu dia a dia:

– Condições gerais do banheiro: é comum acontecer vazamentos ou infiltrações nesse ambiente. Se você está planejando uma reforma, esse é o momento ideal para verificar qualquer problema. Não esqueça também de conferir os registros e tubulações de água e esgoto, caso estejam velhos, é importante realizar a troca.

– Invista no box: esse assessório é responsável por manter o banheiro seco, através dele a água não escapa na hora do banho. Existem no mercado vários modelos e o ideal é investir em materiais como vidro ou acrílico que, além de terem o design mais moderno, são pensados para aguentar umidade e são uma atitude sustentável, já que os materiais são recicláveis. Pensar na medida desse espaço também é importante, de outro modo você pode ter dificuldades em se movimentar na hora do banho. A medida mínima recomendada é de 80 por 80 centímetros, mas o ideal é que o box seja planejado com uma medida de um metro por 90 centímetros.

Sifão: mesmo não sendo tão popular para as pessoas, esse objeto é essencial para o banheiro. O sifão é o mecanismo responsável por fazer a interligação entre a saída da pia e a tubulação do esgoto. É ele quem tem a função de proteger a casa contra o mau cheiro. Além do banheiro, esse objeto também pode ser instalado nas pias da cozinha e tanque de lavar roupas.

– Iluminação: existem dois tipos de iluminação que são importantes para adequação do banheiro: iluminação decorativa e iluminação funcional. A iluminação decorativa tem como objetivo deixar o ambiente acolhedor e destacar as peças e revestimentos. Já a iluminação funcional deve combinar luz branca e amarela e contar com lâmpadas com alto índice de reprodução de cor.

– Impermeabilização: o banheiro é um ambiente úmido e que pode transmitir a umidade para outros cômodos da casa. Por isso, é essencial impermeabilizar o local, evitando futuros contratempos. Caso contrário, entre os danos mais comuns estão infiltração, desprendimento das placas de revestimento, formação de bolhas na pintura e danos ao forro de gesso.

– Grelhas de Aço Inox: é essencial para que o sistema de drenagem do banheiro funcione corretamente. As Grelhas de Aço Inox, além do design mais moderno, evitam a proliferação de pequenos animais e também do mau cheiro.

– Ventilação: um erro comum em projetos de banheiro se refere ao sistema de ventilação. A maioria não tem ou possuem janelas pequenas, resultando na insuficiência de circulação de ar. Nesse caso, para evitar odores desagradáveis e excesso de umidade, o uso de um exaustor pode ajudar. Esse equipamento é capaz de melhorar a circulação de ar, evitando aparecimento de odores, mofos e acúmulo de fungos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>