Qualidade de vida: o que a natureza oferece diariamente


Foto: iStock

Ontem (4/10) foi comemorado o Dia da Natureza. Essa data foi escolhida para homenagear o frade da Igreja Católica São Francisco de Assis, que ganhou destaque por sua paixão e seus ensinamentos sobre o respeito à natureza. Por natureza, podemos incluir tudo o que não é produzido pelo ser humano, como a terra, a água, o ar e os animais. Nesse dia, também é comemorado o Dia dos Animais, estabelecido por ecologistas no ano 1931. Para essas datas, é proposto refletir os impactos das ações humanas no meio ambiente e da importância da natureza para o Planeta Terra.

Por muito tempo, os ensinamentos do frade não foram aplicados. Estamos enfrentando problemas como rios muito poluídos, extinção de animais, derretimento de geleiras, desmatamentos e até mesmo a nossa tão importante floresta brasileira, a Amazônia, vem sofrendo reflexos de uma sociedade despreocupada. E se engana quem pensa que as agressões à natureza partem somente de grandes empresas poluidoras, pequenas atitudes do nosso dia a dia também refletem na preservação do meio ambiente. Felizmente, as pessoas estão começando a se preocupar com a natureza e realizar ações em prol da preservação. Jogar lixo no local adequado, separar resíduos recicláveis do orgânico, procurar produtos que se preocupam com o meio ambiente, maneirar no uso de plástico e até mesmo de automóveis podem fazer diferença. Além disso, auxiliar em ONGs dedicadas ao meio ambiente ou votar em candidatos que se propõem em realizar ações para a natureza também é uma atitude bacana.

Para ressaltar a importância da natureza para o nosso dia a dia e motivar as pessoas a preservarem e adotarem atitudes sustentáveis, segue alguns dos benefícios que o meio ambiente proporciona (e muitas vezes esquecemos):

– Contato com a natureza: as melhores coisas da vida são simples. Estar em contato com a natureza não parece muito, mas é uma das melhores coisas que você pode realizar, a troca de energia proporciona bem-estar e traz resultados positivos para a saúde. Esse contato pode aliviar o estresse, melhorar o desempenho, foco, concentração e níveis de vitamina D.

– Água potável: a água potável é um recurso natural valioso e essencial para a sobrevivência de animais e vegetais na Terra. Sem água, os seres vivos sobreviveriam por apenas alguns dias. A poluição e uso em excesso desse recurso têm ameaçado várias fontes de água potável no mundo.

– Regulação do clima: as estações do ano estão cada vez mais desorganizadas. São dias quentes no Inverno e frios no Verão, além de temperaturas exageradas como 40 graus em uma tarde. Essa bagunça climática é resultado de vários fatores, entre eles, o desmatamento das florestas, que são importantes responsáveis pela regulação do clima.

– Solo: o solo que pisamos muitas vezes não recebe a atenção necessária, mas é importante para diversos fatores. Além de ser um abrigo para inúmeras espécies e dos mais diversos animais que compõem a diversidade, ainda é utilizado para fins alimentícios, como as plantações de frutas e verduras.

– Polinização: a polinização é uma etapa essencial na reprodução de plantas. É esse processo que garante a produção de frutos e sementes, sendo uma das principais ações de manutenção e crescimento da biodiversidade na Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>