Máquina de lavar roupas: um guia completo


Foto: iStock

Cuidados com instalação, uso e manutenção podem fazer diferença no funcionamento do produto

Com a rotina corrida, a praticidade faz toda a diferença na vida das pessoas, isso esclarece cada vez mais a procura por aparelhos que otimizem o tempo dedicado às tarefas diárias. A máquina de lavar é uma aliada na hora de economizar tempo e dinheiro na lavagem de roupas. Mas antes de investir nesse eletrodoméstico, é comum que apareçam algumas dúvidas como qual é o modelo ideal para investir e quais manutenções são necessárias realizar nesse produto. Para garantir a durabilidade da máquina de lavar, é importante pensar em algumas questões como: modelo adequado, instalação e uso correto.

O primeiro passo é escolher o modelo adequado para sua rotina e residência. O mercado oferece uma variedade tão ampla de modelos, funcionalidades e configurações que acaba gerando uma dúvida de qual é correto. Existem alguns pontos que podem ser analisados e facilitam na escolha:

– Tanquinho ou máquina automática: os dois modelos oferecem vantagens e desvantagens, o tipo adequado vai de acordo com as necessidades de cada pessoa. A máquina automática oferece a função de centrifugar, enquanto o tanquinho apenas lava e enxágua. Como às vezes a centrifugação pode causar danos às roupas, o tanquinho acaba sendo mais seguro para peças delicadas.
– Funcionalidades:
em meio tanta tecnologia e botões que apresentam inúmeras funções, surge um receio de não saber usar todas as opções. Não tenha medo de perguntar, questione o vendedor cada função e verifique se realmente faz diferença na sua vida. Programas de lavagem, tipo de sabão, níveis de água e opção de lavagem delicada são algumas programações importantes.
– Capacidade:
essa questão é uma das mais pessoais ao escolher a máquina. Se você mora sozinho, uma máquina de seis ou sete quilogramas já é suficiente. Caso more com família grande, uma máquina de 10 quilogramas é ideal. Escolha com base no seu dia a dia.
– Abertura frontal ou superior:
essa não é só uma questão de design, o modelo da porta da máquina de lavar traz diferencias na funcionalidade também. A lavadora com abertura superior costuma ser mais baratas e permite que você pare no meio de uma lavagem. Maquinas de lavar com abertura frontal tem design mais bonito e oferecem mais opções de espaço.
– Água quente:
a água quente não é essencial mas pode facilitar na lavagem de algumas roupas. Além de retirar as manchas, contribui na higienização das peças.

Após escolher o modelo, o próximo passo é instalação. Realizar corretamente essa etapa garantirá o bom funcionamento do eletrodoméstico por mais tempo. Por isso, antes mesmo de desembalar o produto, leia as instruções do modelo da lavadora, existem algumas normas de segurança e boas práticas que devem ser seguidas. Além disso, algumas dicas podem ser uteis como escolher um ambiente que não tenha risco de infiltrações e exposição de calor. Caso sua residência não tenha uma torneira exclusiva para a lavadora, compre uma rosca ¾ polegadas para encaixar a mangueira do eletrodoméstico. O tubo de escoamento também merece atenção, deve ter ao menos cinco centímetros de diâmetro, a exterminada da mangueira de saída de água deve estar posicionada entre 85 centímetros e 1,20 metros de altura, para evitar que a máquina não fique com nível de água necessário para completar o ciclo. Evite também utilizar adaptadores e extensões, se a tomada for muito longe, prefira contratar um eletricista para fazer a instalação correta.

Um ponto esquecido é a limpeza que a máquina necessita durante seu uso. Como é um eletrodoméstico responsável justamente pela limpeza, acaba muitas vezes sendo considerado automaticamente limpo. Quando não realizada de forma correta, a fata de higienização pode resultar em uma fonte de contaminação. O reservatório onde ficam os amaciantes, sabão e alvejante vão contraindo sujeira, o ideal é limpar pelo menos uma vez por mês. Se sua roupa está saindo da lavagem com fiapos e pontinhos brancos, é um indicio que sua lavadora está precisando de uma lavagem. Com o uso, pedaços de fios e tecidos, resquícios de sujeira, e resíduos de produtos como sabão em pó e amaciante vão acumulando no interior da lavadora e podem danificar a máquina de lavar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>