Drywall também pode ser instalado em áreas sujeitas à umidade


Foto: iStock

Revestimento moderno ainda causa dúvidas em relação a sua utilização em banheiros, lavanderias e cozinhas

Muito utilizado nos Estados Unidos, o drywall é um formato moderno de construção de parede que vem ganhando espaço nas residências brasileiras. Essa nova tendência da arquitetura e construção civil é uma solução mais prática e funcional. Quem deseja dividir um ambiente, embutir iluminação, isolar ruídos ou montar uma estante pode investir nesse revestimento, também chamado de parede de gesso, placa de gesso ou parede seca. O drywall utiliza placas de gesso acartonado fixadas sobre uma estrutura metálica que compõem as paredes internas do imóvel. As placas possuem espessuras mais finas, proporcionando aumento de até 5% na área útil dos ambientes.

O drywall chama atenção pelas suas inúmeras qualidades. Além de utilizar menos espaço do ambiente, sua instalação é rápida e fácil. Caso tenha necessidade de alguma reforma, com esse revestimento tudo fica mais prático. Para resolver vazamentos e outros problemas, basta fazer um recorte na placa de gesso, realizar a manutenção necessária e depois encaixar o mesmo recorte. Não há necessidade de quebrar a parede, sujar o ambiente ou gerar entulhos. Mas, os forros em gesso ainda geram dúvidas em relação a sua utilização em áreas úmidas, principalmente em banheiros, onde o vapor do chuveiro pode ocasionar danos.

Utilizando o modelo correto do drywall, é possível sim instalar nas áreas como banheiro, lavabos, lavandeira e cozinha. Para isso, é preciso escolher a placa resistente à umidade, que é nomeada de placa verde ou placa RU. Esse modelo é composto de silicone e aditivos fungicida, reduzindo de forma significativa a absorção de água. Isso não a torna a prova d’água. Por isso, como na área do box, por exemplo, a placa verde também pode ser utilizada, mas é recomendado revestir a parede com azulejos, pastilhas ou tinta epóxi, da mesma forma como é feito em paredes de tijolos, criando uma barreira mecânica para água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>