Dicas de higienização e conservação do vaso sanitário


Foto: iStock

Na última segunda-feira (19/11) foi comemorado o Dia Mundial do Vaso Sanitário. Aqui no blog da Censi, você já viu todo o significado que essa data carrega. Para reforçar a informação e conhecimento dessa comemoração, estamos dedicando essa semana para esse objeto tão essencial no dia a dia da população.

O vaso sanitário é um dos objetos mais utilizados ao longo do dia e por isso tem um grande potencial para reunir sujeiras e germes. Para mantê-lo seguro ao usuário, é ideal que ele esteja sempre limpo e desinfetado, caso ao contrário, pode ser um grande transmissor de doenças. A higienização deve ser feita com frequência, de preferência sempre que limpar o banheiro, o que acontece normalmente ao menos duas vezes por semana. Nem todo mundo se sente à vontade em realizar essa tarefa, mas seguindo algumas dicas, você vai perceber que manter o vaso sanitário limpo e preservado não é tão difícil. Anote aí:

– Limpeza interna: para realizar a limpeza interna adicione um pouco de água sanitária. Deixe o produto agir por aproximadamente 10 minutos e esfregue a área com uma escova específica. Não esqueça de dar descarga para eliminar qualquer resquício do produto.

– Limpeza externa: para a limpeza externa é muito importante que você esteja fazendo uso de luvas de limpeza. Aplique água e detergente com ajuda de um pano úmido e termine secando bem o vaso com um pano seco. Para preservação do objeto, nunca o deixe úmido.

– Uso de luvas: luvas são essenciais para a limpeza do banheiro. Esse lugar é alvo de contaminações, a luva impede o contato direto com qualquer bactéria. Além disso, as luvas também servem para proteger as mãos dos produtos de limpeza, que costumam ser agressivos para a pele.

– Água sanitária: esse produto é muito forte, por isso antes de despeja-lo no vaso sanitário, é ideal diluir com um pouco de água natural, evitando qualquer dano. Além disso, prefira águas sanitárias que contenham cloro e alvejante, procure também produtos com aromatizantes, isso dá um perfume agradável e sensação de frescura ao banheiro.

– Produtos químicos: os produtos químicos que normalmente são usados na limpeza do vaso sanitário não devem entrar em contato com o assento, por isso, certifique-se que a tampa está longe da ação deles.

Assentos sanitários com limpeza fácil: a Censi tem assentos sanitários com limpeza fácil. Com apenas um clique o assento é removido, assim você consegue efetuar a limpeza com mais facilidade. Além disso, oferece mais higiene, reduzindo o contato com a bacia sanitária.

– Utensílios de limpeza: quando for realizar a limpeza, escolha panos ou esponjas bem macias para evitar danificar o produto. Não utilize lã de aço, esponjas muito duras ou ásperas. Quanto as escovas, recomenda-se o uso de escovas e polidores que sejam feitos à base de plástico, isso ajuda a evitar contaminação do material por fungos e bactérias que são bastante comuns no vaso sanitário.

– Água limpa: depois de realizar todo o processo de limpeza do seu assento, utilize água limpa para enxaguar e remover o excesso de produto de limpeza.

Um assento sanitário normalmente não possui um prazo de validade estabelecido pelos fabricantes, mas com alguns cuidados, você vai ter um produto com uma durabilidade maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>