Revestimento de gesso acartonado para ambientes úmidos


Foto: iStock

O forro de gesso acartonado é preferência para as reformas e decorações. A placa produzida a partir do gesso e do papel cartão cria um ambiente moderno e sofisticado. Além disso, proporciona isolamento acústico, esconde tubulações hidráulicas e fios elétricos, e o valor é um dos mais em conta do mercado. Mas optar por esse produto exige alguns cuidados. A umidade, por exemplo, pode danificar o gesso, por isso é bom evitar o contato direto com grande quantidade de água. Para ambientes naturalmente úmidos, o ideal é procurar o modelo de placa Resistente à Umidade (RU), ou popularmente conhecida como placa de gesso verde. Esse modelo leva na sua composição silicone e componentes hidrofugantes, protegendo a superfície contra a umidade.

Utilizar a placa indiciada ajuda na proteção do produto, mas não exclui os cuidados necessários que devem ser tomados. Até mesmo a placa RU continua sendo sensível em ambientes úmidos. Vazamentos nessa área podem danificar toda a estrutura do gesso, por isso, para manter o material ainda mais protegido, é essencial investir em materiais hidráulicos de qualidade. Além disso, têm no mercado acessórios hidráulicos ideais para o gesso acartonado, são mais leves do que as peças usadas em obras tradicionais. Também verifique se todos os pontos de hidráulica estão bem apoiados e reforçados na parede.

Caso você já esteja com algum vazamento ou infiltração na sua placa de gesso, o conserto é mais simples e faz menos sujeira que o gesso comum. Para identificar o vazamento, o sinal de estufamento no revestimento é visível. Mas nem sempre a fonte de vazamento é exatamente naquele ponto em que o primeiro sinal apareceu. Para resolver o problema, é necessário recortar um buraco retirando toda área que umedeceu, consertar o vazamento e depois parafusar uma nova chapa de gesso exatamente do tamanho da antiga. Muitas vezes, quando o buraco é pequeno, como de uma goteira, é possível consertar utilizando massa corrida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>