Férias sem dor de cabeça


Foto: iStock

Confira dicas para manutenção do sistema hidráulico

Férias chegando e muitas famílias já estão com as malas prontas para aproveitar os momentos de lazer e descanso. Normalmente, o destino escolhido é o Litoral, seja para passar um longo período ou para um final de semana, a casa ou apartamento de praia são ótimos aliados para fugir da correria e renovar as energias. Para evitar dor de cabeça durante a alta temporada, é sempre bom pensar em todos os detalhes antes de pegar a estrada. O sistema hidráulico, por exemplo, quando não verificado, pode trazer algumas complicações. Anote algumas dicas para você curtir mais o Verão sem contratempos:

1. Manutenção preventiva: a casa de praia é frequentada normalmente apenas com as temperaturas mais altas, por isso, muitas vezes é esquecido de realizar as manutenções necessárias. Manutenção preventiva, como o próprio nome já diz, é uma maneira de prevenção. Serve para encontrar possíveis falhas e consertar antes de se tornar algo maior, aproveite esse período na casa para verificar as condições do sistema hidráulico.

2. Vazamentos: não são em todos os casos que conseguimos visualizar um vazamento. Ele também pode ocorrer por dentro da parede e só tomamos conhecimento quando a conta de água vem nas alturas. Existem alguns passos que podem ajudar a identificar um vazamento interno do imóvel. Feche todas as saídas de água do local e observe o medidor, se o ponteiro parar, o provável é que não tenha nenhum vazamento. Caso continue girando, contate um profissional. Investir em mecanismos de antivazamento para caixas acopladas ajuda a prevenir e identificar vazamentos.

3. Qualidade e saída de água: a água também pode indicar problemas na instalação. Aumento de turbidez ou mudanças na cor podem ser sinais que há acúmulo de matéria orgânica ou inorgânica nos reservatórios. Verificar o fluxo da água também é importante, caso esteja falhando pode ser motivo de torneira entupida. Para descobrir, desentarraxe o objeto e faça uma limpeza na peça cilíndrica.

4. Infiltração: a umidade pode atingir qualquer área da casa, se você reparar um aspecto diferente nas paredes, como cheiro de mofo ou bolor, é provável que esteja com indícios de alguma infiltração. Nesse caso, chame um profissional para verificar e resolver o problema.

5. Mau cheiro: o sifão é responsável por proteger o retorno de gases e, consequentemente, o mau cheiro das tubulações do sistema de esgoto sanitário. Se você chegou na residência e está com cheiro forte de esgoto, pode ser que esse dispositivo esteja danificado. Essa peça geralmente fica em segundo plano, mas é muito importante e essencial, por isso, invista em um produto de qualidade.

6. Caixa d’água: para conservar a boa qualidade da água, é importante manter a manutenção e limpeza da caixa d’água em dia. Verifique as condições de higiene e vedação, prevenindo a entrada de insetos e outros corpos estranhos. O ideal é realizar a limpeza de seis em seis meses, mas em casas de praia que a água fica parada por meses, é ainda mais necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>