A importância do projeto hidrossanitário para a sua obra


Foto: iStock

Construir uma casa é um dos primeiros passos para quem deseja conquistar um imóvel próprio. A ideia de montar um lar exatamente do jeito que pensamos é de deixar qualquer um sonhando, mas voltando para a realidade, antes de começar qualquer construção, é preciso formar um planejamento da obra. Da escolha do terreno até à execução da obra, a construção precisa ter uma organização adequada, assim é possível otimizar os custos e garantir um resultado com maior segurança e qualidade.

Já é conhecida a importância de adquirir um projeto arquitetônico para a construção e legalização da casa, mas existem outros projetos que, mesmo não requeridos por Lei, são essenciais na construção. O projeto hidrossanitário, por exemplo, é pensado para que o funcionamento ideal de todo o sistema hidráulico da residência aconteça, buscando alcançar o melhor custo e benefício, e reduzindo os problemas futuros. Deve ser feito seguindo as normas da ABNT, legislação ambiental, regulamentações da companhia de saneamento local, plano diretor da cidade, e demais legislações exigidas.

A falta de informação faz com que muitas pessoas ainda pensem que a instalação de um chuveiro ou vaso sanitário nada mais é do que uma conexão de tubos. Mas, um projeto hidrossanitário contempla todas as etapas para o funcionamento dos elementos hidráulicos de uma construção civil. A inclusão desse projeto na obra reduz o desperdício de materiais, evita improvisação na execução, considera os demais projetos para que não aconteça nenhum conflito, evita reformas desnecessárias de correção e principalmente, pensa no funcionamento dos ambientes a longo prazo.

Construção feitas com materiais de baixa qualidade e não pensadas da forma correta são responsáveis por problemas da casa, como gasto excessivo de água, ruídos e vibrações incômodas nas tubulações, até saída de água om fluxo descontínuo nos pontos terminais. Todos podem ser evitados com um projeto de instalação bem feito. Muitas vezes o barato sai caro, riscar esse projeto da sua lista pode dar um desconto na obra, mas a diferença vem depois. Considere realizar o projeto hidrossanitário para evitar incômodos e gastos desnecessários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>