Cuidados e manutenções do ar-condicionado


Foto: iStock

Final de janeiro se aproximando e ainda temos mais dois meses de Verão pela frente. O calor não dá trégua, fazendo o ar-condicionado ser a solução de quem procura pelas temperaturas mais baixas. Devido ao uso constante nessa época do ano, muitos aparelhos acabam apresentando problemas. Como ninguém quer ficar sem esse auxílio, é recomendado realizar manutenções e cuidados preventivos. Além de garantir o funcionamento por mais tempo, evita problemas para a saúde e para o meio ambiente. Acompanhe algumas manutenções para realizar periodicamente:

– Limpeza dos filtros: o ideal é realizar a limpeza do filtro do ar-condicionado pelo menos uma vez por mês, evitando o acúmulo de poeiras e garantindo o funcionamento do aparelho. É importante lembrar que o filtro do modelo Split fica localizado na parte interna do produto, por isso acaba caindo no esquecimento. Os filtros são responsáveis pela purificação do ar, quando não limpados corretamente, deixam de realizar a sua função, podem devolver toda a sujeira para o ambiente e são prejudiciais à saúde.

– Gás refrigerante: o gás refrigerante é o responsável pelo resfriamento do ambiente. Com o uso do aparelho, é normal acontecer de o gás acabar e as consequências da sua falta não são pequenas. Além do superaquecimento do compressor, também pode causar danificações no funcionamento do sistema de condicionamento do ar. O único sinal que o produto apresenta quando o gás está em menor quantidade é não atingir o esperado de resfriamento, caso você perceba na sua residência, é ideal chamar um profissional para verificar antes que uma pequena manutenção se torne um grande problema.

– Manutenção preventiva: não deixe de fazer as manutenções preventivas. Pelo menos uma vez por ano chame um técnico responsável para realizar uma limpeza e verificar as condições do aparelho. A falta de cuidado pode ocasionar a danificação do produto, problemas de saúde e meio ambiente.

– Durante o uso: enquanto o aparelho estiver em uso, evite deixar as portas e janelas abertas. O espaço amplo pode sobrecarregar e até estragar o aparelho.

– Praia: o cuidado com o uso de ar-condicionado em cidades de praia deve ser redobrado. Devido à maresia, o processo de corrosão do equipamento pode ser acelerado. Nesse caso, a manutenção periódica deve ser seguida rigidamente, assim como a frequência de limpeza.

– Instalação: para a instalação é sempre bom contar com o auxílio de um profissional. Escolha um modelo que seja compatível com as dimensões do espaço que deseja refrigerar, um ar-condicionado que não seja compatível pode não ter o rendimento adequado e, até mesmo, ter sua vida útil reduzida. Antes de instalar, não esqueça de verificar as questões elétricas da residência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>