Conta de luz nas alturas?


Foto: iStock

Uso do ar-condicionado aumenta a conta de luz em até 50%. Veja como economizar:

O Verão intenso de 2019 não está fácil para ninguém. Para quem fica em ambientes fechados, a média de 40 graus exige o uso do ar-condicionado. E não tem jeito, o uso contínuo do aparelho vem refletindo nas faturas de energia. Sempre procuramos dividir com vocês aqui no blog dicas para economizar, cuidar da casa e do meio ambiente. Por isso, não poderíamos deixar de lembrar alguns dos motivos que elevam a conta de energia e que podem ser evitados. Vale lembrar também que além da conta, a situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas alcançou níveis preocupantes, reforçando as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício.

Anote algumas dicas para evitar o desperdício:

– Prefira lâmpadas fluorescentes ou de LED. Uma fluorescente de 40 watts ilumina mais que uma incandescente de 150 watts, e dura 10 vezes mais.

– Evite apagar e acender a luz o tempo todo. O consumo maior das lâmpadas fluorescentes está no ato de acender.

– Tome banhos rápidos de, no máximo, 10 minutos.

– Coloque a chave do chuveiro na posição Verão, economizando até 30% de energia.

– Junte a maior quantidade de roupas possível para passar de uma só vez.

– Tire da tomada os eletrônicos em “stand by”, aqueles que ficam com uma luz acesa mesmo quando desligados.

– Evite deixar o celular carregando a noite inteira, além de gastar energia, esse hábito também diminui a vida útil da bateria do aparelho.

– Na geladeira, faça o degelo na época certa, o gelo acumulado faz o motor trabalhar mais.

– Confira se a borracha da geladeira está funcionando. Para isso, você pode fazer um teste em casa: prenda uma folha na porta. Se, ao ser puxada, ela sair com facilidade, é sinal de que a borracha precisa ser trocada.

– Compre eletrodomésticos com o selo Procel, que são mais eficientes.

Se você desconfia que seu consumo é menor do que mostra a conta de luz, faça um teste para saber se existe alguma fuga de energia na residência. Apague todas as luzes e desligue todos os aparelhos elétricos. Após alguns minutos o medidor deve ficar parado. Se ele continuar girando, procure um eletricista. Problemas na fiação podem estar causando fuga da energia. Mais uma vez reforçamos a importância de economizar, não só na energia elétrica, mas em todas as outras fontes de consumo. Aqui no blog você confere boas opções que te ajudam a gastar menos água e aliviar o bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>