Dicas para uma limpeza sustentável


Foto: iStock

Não existe nada melhor que chegar em casa e encontrar um ambiente limpo e cheiroso. Apesar de necessário, nem sempre o hábito de limpeza é uma prática sustentável. Se considerarmos o volume de água, gasto de energia elétrica e até com produtos de limpeza, a conta pode sair bem alta para o seu bolso e para o meio ambiente. Além disso, o excesso de substâncias químicas é prejudicial para a sua saúde e de toda a família.

Pequenas atitudes que não exigem muito esforço podem ser aplicadas a rotina e gerar grandes resultados. Anote aí algumas dicas de limpeza sustentável que vão ajudar o meio ambiente, preservar a saúde de todos e diminuir a conta do mês:

Economia de água: economizar água é uma obrigação. Esse recurso natural está cada vez mais escasso, precisando urgentemente da conscientização de todos no seu uso. Reutilize água sempre que possível, como na lavagem da calçada. Na hora de lavar a louça, acumule o máximo que puder e lave tudo ao mesmo tempo. Essa dica também vale para a lavagem de roupas, exclua o hábito de lavar várias vezes na semana.

Reutilize as embalagens: procure no mercado produtos que tenham a opção de refil. Assim você reutiliza a embalagem e minimiza a quantidade de resíduos não orgânicos dispensados no planeta. E como se tudo isso já não fosse o bastante, você ainda economiza.

Prefira os produtos concentrados: não é um crime comprar produtos de limpeza no mercado. Mas prefira os produtos concentrados, são opções mais sustentáveis, uma vez que se economizam em recursos naturais, embalagem e transporte.

Vinagre e bicarbonato de sódio: mesmo os produtos concentrados ou recomendados podem conter substâncias químicas e tóxicas. Além do resto do produto descer pelo ralo e contaminar rios e mares, o contato direto também pode causar reações alérgicas. Se você quiser diminuir o uso desses produtos, escolha opções naturais. O vinagre e o bicarbonato de sódio, por exemplo, quando juntos, formam um produto de limpeza natural perfeito. Combinados com água e limão, são capazes de suportar até limpezas pesadas. Use para desengordurar os móveis, remover manchas, fazer a limpeza dos banheiros, pias, aparelhos domésticos e retirar o mofo.

Limpe com a vassoura antes de usar o aspirador: por mais que seja muito mais prático usar o aspirador na limpeza da casa, esse eletrodoméstico possui centenas de componentes industrializados na sua composição, como, por exemplo, o plástico, gastam eletricidade e causam maiores impactos ao meio ambiente quando descartados. Nesse caso, prefira a vassoura para fazer a limpeza da residência e, se fizer muita questão do aspirador de pó, passe a vassoura antes para tirar o grosso da sujeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>