Vai se mudar? Siga esse checklist antes de fechar o negócio


Imagem: iStock

Depois de muito tempo dedicado para encontrar o lar perfeito, parece que tudo está resolvido. Mas, para que essa nova fase venha livre de problemas e frustrações, é preciso verificar alguns detalhes na estrutura do lugar antes de fechar o negócio. O imóvel usado tem como vantagem estar pronto para uso, mas por outro lado, carrega o risco de que o mau uso ou falta de manutenção causem danos no futuro, resultando em gastos extras para o conserto. Se você deseja comprar ou alugar um imóvel usado, acompanhe quatro dicas para não ter problema com o seu futuro lar:

Estrutura: quando for visitar o imóvel, escolha um horário em que a luz do dia esteja presente. Isso vai facilitar para que você veja as possíveis rachaduras ou imperfeições. Não se esqueça de olhar atrás dos móveis ou quadros, esses objetos podem estar tampando algum defeito que você deveria saber antes de comprar ou alugar.

Instalação elétrica: imóveis usados, principalmente os antigos, normalmente precisam de uma atualização nas instalações elétricas, já que podem não suportar mais a demanda dos aparelhos eletrônicos utilizados hoje em dia. O ideal é você contar com um profissional para verificar a necessidade e valores. Avalie também os disjuntores, tomadas e interruptores, veja se há sinais de superaquecimento, manchas escuras e fios com isolamentos danificados.

Hidráulica: repare no teto, nas paredes, torneiras, registros e louças sanitárias, veja se demonstram coloração escura, corrosão ou rachaduras, esses sinais podem indicar vazamentos e infiltrações na residência. Abra os chuveiros, torneiras e válvulas para verificar o funcionamento do encanamento. Água com coloração avermelhada pode representar tubulação antiga ou falta de manutenção no reservatório de água. Aproveite também para conferir a vazão nos vasos sanitários e se as descargas funcionam sem barulhos nas tubulações e vazamentos.

Portas e pisos: verifique a presença de pó, principalmente de madeira, pode ser indício da presença de cupim, nesse caso, é importante verificar a estrutura da região afetada pelos cupins e se atentar a esse problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>