Sete dicas práticas para escolher o vaso sanitário ideal para o seu banheiro


Foto: iStock

Vai construir ou reformar uma casa? Essa tarefa não é fácil e exige tempo, disposição e atenção nos mínimos detalhes. Na hora de mexer no banheiro, o vaso sanitário é uma importante e indispensável peça, precisando de ainda mais cuidado para escolher o modelo certo. Esse produto não costuma ser classificado como prioridade na lista de mudanças, mas quando escolhido com as precauções necessárias, sua vida útil, usabilidade e entrega serão ainda mais compatíveis com o que você deseja. Acompanhe algumas dicas para escolher o modelo sem cometer nenhum erro:

– Instalações hidráulicas: antes de mexer em qualquer ponto do banheiro, o primeiro passo é sempre conferir o estado das instalações da obra. No caso do vaso sanitário, antes de comprar as peças, confira os Tubos de Ligação, os Anéis de Vedação para Bacias Sanitárias e se as vedações e fixações estão em bom estado e não precisam ser trocadas. Isso é necessário para garantir que está tudo funcionando e também para que haja compatibilidade entre as peças na hora de instalação. Se for preciso, recorra a um encanador para fazer a conferência ou eventuais adaptações. Confira mais informações sobre a importância do projeto hidrossanitário para a sua obra aqui.

– Tubos de ligação: acredite, esse produto pouco falado pode fazer uma diferença enorme na sua vida. Geralmente os vasos sanitários são instalados com tubos de ligação comum, aqueles que são retos. Esse tubo é responsável por conectar o vaso sanitário com a entrada de água na parede, por isso, muitas vezes quando há uma reforma, e é preciso trocar o vaso ou colocar um piso novo, pode acontecer dessa ligação ficar desnivelada. Nesse caso, é necessário quebrar a parede e refazer o encanamento para conseguir nivelar com o vaso sanitário novamente. Esse não é mais um problema, com o tubo flexível da Censi é possível compensar esse desnível sem precisar quebrar nada.

– Tamanho do vaso sanitário: é ideal que o vaso sanitário tenha pelo menos 30 centímetros livres de cada lado para não comprometer o acesso. Hoje, os banheiros são projetados para não ocuparem muito espaço, por isso é preciso cuidar ainda mais com as dimensões da peça antes de realizar a compra. Independentemente da cor e do modelo, verifique a largura, profundidade e altura. Essa é a melhor maneira de saber se ele é adequado ao tamanho do banheiro. Essa dica também vale para bancadas, box e espelho.

– Caixa acoplada ou válvula hydra: os dois sistemas possuem a mesma função e cumprem bem o seu papel, o que diferencia são características próprias de gasto de água, manutenção e instalação. A caixa acoplada é instalada junto ao vaso sanitário e funciona através de um botão de acionamento de descarga. Quando pressionado, a água é liberada em volume limitado até o máximo permitido dentro da caixa. Por ser moderna, a caixa acoplada garante maior economia de água, fácil manutenção e diversidade no mercado, mas precisa de reparos com mais frequência. A válvula de parede é instalada em um cano dentro da parede que liga a caixa d’água diretamente ao vaso sanitário. A vantagem desse sistema é possuir maior durabilidade, podendo levar anos para precisar de manutenção, mas quando for preciso substituir o mecanismo, o trabalho será maior. Sabendo como funciona cada sistema, fica mais fácil escolher o que se adequa para você.

– Qualidade e diferenciais do produto: a qualidade do produto não deve ser deixada de lado. Sempre dê preferência a marcas de confiança e compre em boas lojas. Observe também as características do produto, como durabilidade, conforto, padrão de acabamento e certificações. Esse cuidado faz toda a diferença. Na Censi, você encontra produtos como o Assento Sanitário com Sistema Soft Close e Limpeza Fácil. Além de ser mais higiênico e de fácil limpeza, já que a remoção do assento é feita apenas com um clique, esse produto também tem fechamento suave, que amortece a batida e evita ruídos.

– Assento Sanitário: o assento sanitário é tão importante que ganhou um tópico só para ele. Após uma reforma ou até mesmo com o passar do tempo, pode acontecer o desgaste desse produto, necessitando realizar a troca. Na Censi, você encontra uma variedade de assentos compatíveis com diversas marcas do mercado. Facilitando você a achar um que encaixe perfeitamente no seu vaso. Além disso, todos eles também possuem proteção contra raios UV, proteção bactericida, sistema Soft Close, tampa e assento com fechamento suave.

– Opções sustentáveis: se engana quem pensa que só se economiza água em torneiras e chuveiros. O vaso sanitário pode ser o vilão da economia se a válvula de acionamento estiver com algum defeito, sabia? A válvula de parede, com tempo de acionamento de seis segundos, gasta em média de 10 a 14 litros de água por descarga. Defeituosa, o consumo pode chegar a até 30 litros. Ou seja, o desperdício é grande! Quer uma solução? Indicamos o Dual Flush da Censi, que está ainda melhor. O mecanismo, consolidado no mercado pela tecnologia e eficiência, economiza até 50% de água por descarga. Agora ele passou a ter um acionamento 25% mais leve e a possibilidade de regular a vazão da água na descarga. Uma alternativa perfeita para residências e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>