Entenda os riscos do descarte incorreto do óleo de cozinha


Imagem: iStock

Além de apresentar um alto risco para a natureza, despejá-lo na pia também pode danificar o sistema hidráulico da residência

Quando você faz alguma fritura, para onde vai o óleo utilizado? Já vimos várias campanhas incentivando o descarte correto, mas, infelizmente, na maioria das residências, bares e restaurantes, ainda é despejado no ralo da pia ou até mesmo no vaso sanitário. O descarte incorreto danifica não só a natureza, mas pode também trazer problemas para a sua instalação hidráulica. Acompanhe os riscos:

– Meio ambiente: um litro de óleo é capaz de contaminar até um milhão de litros de água, já imaginou esse resíduo liberado nos riachos, rios e solo? Com o tempo, o resultado é um desequilíbrio ecológico enorme. Além disso, também causa mau cheiro, poluição e entope as tubulações e redes de esgoto.

– Sistema hidráulico: além de todos esses impactos ambientais, jogar o óleo na pia sem nenhum cuidado necessário pode danificar a sua tubulação e causar um entupimento na residência. Isso porque depois de seco, o óleo endurece e entope a tubulação, impedindo que funcione como deveria. Se isso acontecer, você terá que gastar com um especialista para resolver o problema.

– Onde descartar o óleo de cozinha? Com isso, surge a pergunta: qual é o descarte ideal do óleo de cozinha? Uma alternativa ecologicamente correta e que vai proteger os seus canos é a reciclagem. Você pode armazenar o resíduo dentro de uma garrafa PET, após preencher, procure empresas e ONGs especializadas nesse tipo de coleta seletiva para descartar de forma correta. Se você quiser reciclar em casa, uma das alternativas é produzir o próprio sabão através do óleo de cozinha usado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>