Sete dicas para contribuir com a natureza


Nesta quarta-feira (5/6) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esse dia tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente alertando as pessoas e governos de cada país sobre os perigos de não cuidarmos do mundo. A data foi instituída no calendário em 1972, em Estocolmo, onde teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. A reunião durou do dia 5 até 16 de maio e congregou vários governos e ONGs. Para essa data, é proposto refletir os impactos das ações humanas no meio ambiente e da importância da natureza para o Planeta Terra.

O que o meio ambiente oferece?

A natureza é essencial para a vida humana no Planeta Terra. Muitas vezes esquecemos de todos os bens naturais que ela nos proporciona. Para ressaltar a importância do meio ambiente para o nosso dia a dia e motivar as pessoas a preservarem e adotarem atitudes sustentáveis, veja alguns desses benefícios:

– Contato com a natureza: as melhores coisas da vida são simples. Estar em contato com a natureza não parece muito, mas é uma das melhores coisas que você pode realizar, a troca de energia proporciona bem-estar e traz resultados positivos para a saúde. Esse contato pode aliviar o estresse, melhorar o desempenho, foco, concentração e níveis de vitamina D.

– Água potável: a água potável é um recurso natural valioso e essencial para a sobrevivência de animais e vegetais na Terra. Sem água, os seres vivos sobreviveriam por apenas alguns dias. A poluição e uso em excesso desse recurso têm ameaçado várias fontes de água potável no mundo.

– Regulação do clima: as estações do ano estão cada vez mais desorganizadas. São dias quentes no Inverno e frios no Verão, além de temperaturas exageradas como 40 graus em uma tarde. Essa bagunça climática é resultado de vários fatores, entre eles, o desmatamento das florestas, que são importantes responsáveis pela regulação do clima.

– Solo: o solo que pisamos muitas vezes não recebe a atenção necessária, mas é importante para diversos fatores. Além de ser um abrigo para inúmeras espécies e dos mais diversos animais que compõem a diversidade, ainda é utilizado para fins alimentícios, como as plantações de frutas e verduras.

– Polinização: a polinização é uma etapa essencial na reprodução de plantas. É esse processo que garante a produção de frutos e sementes, sendo uma das principais ações de manutenção e crescimento da biodiversidade na Terra.

 

Como eu posso ajudar?

Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente. Cabe a nós criar medidas que impeçam que os nossos impactos atinjam de modo irreversível a Terra. Acompanhe sete dicas de como preservar esse bem:

– Ensinem as crianças: desde os primeiros meses de vida as crianças precisam saber da importância de cuidar do meio ambiente. Mais do que conversar, demonstre na prática quais são as atitudes corretas e o que não pode ser feito. E lembre-se, o adulto é sempre um espelho para a criança.

– Destino correto do lixo: um simples chiclete que você joga hoje no chão levará anos para se decompor na natureza. Cuide bem do seu lixo, separe e recicle.

– Consumo Consciente: certos itens podem ser reutilizados, diminuindo o impacto no meio ambiente. Um pote de margarina pode armazenar outro alimento. Caixas de leite, garrafas pets, entre muitos outros podem se transformar em lindos artesanatos. Compre apenas o que realmente é necessário para evitarmos a produção de lixo em excesso.

– Preserve: não desmate e não faça podas ilegais. Pelo contrário, sempre que puder, plante uma árvore.

– Água: evite o desperdício e utilize apenas o necessário. Mudar pequenos hábitos, como deixar a torneira aberta enquanto escovamos os dentes, já fazem uma grande diferença. Alguns mecanismos hidráulicos também podem dar uma forcinha. Restritores e redutores de vazão são indicados para controlar a vazão da água e evitar o desperdício. Eles reduzem a saída de água para até 4l/min. Um mecanismo de saída para caixas acopladas, como o Dual Flush da Censi, economiza até 50% de água por descarga.

– Energia elétrica: se ninguém estiver assistindo, desligue a televisão e também outros aparelhos que estejam ligados sem uso. Evite deixar luz acesa em ambientes que já estejam iluminados naturalmente.

– Não polua: além de não fazer queimadas, outra forma de não poluir o meio ambiente é diminuir o uso do carro. Sempre que possível utilize o transporte público. Uma boa opção também é montar um esquema de carona com pessoas que fazem o mesmo percurso que você. E se o seu destino for perto, aproveite para fazer uma caminhada ou pedalada. Além de ajudar a natureza, você estará fazendo um bem para a sua saúde.

 

(Foto: iStock)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>