Dia do Educador Sanitário (11/6)


Foto: iStock

Educação sanitária melhora as condições de saúde não só do ser humano, mas também do meio ambiente, dos animais e dos vegetais

Você já ouviu falar no Dia do Educador Sanitário? A data é comemorada hoje (11/6) e homenageia a atividade do profissional que investiga, alerta e orienta a população sobre os cuidados higiênicos para evitar problemas de saúde. Para atuar no ramo é necessário possuir conhecimento atual sobre a situação da saúde no país. O profissional deve ter capacidade mínima em pontos de educação, promoção de saúde e prevenção de doenças, assim como em ciências humanas e sociais. O educador sanitário atua também em pet shops, com a finalidade de prevenir doenças em animais ou ainda na área rural, orientando a saúde de animais e vegetais e conscientizando à respeito do uso de agrotóxico em quantidade. Como forma de comemoração, nesta data são reforçadas as atividades de conscientização sobre todos os cuidados que devemos ter para evitar a proliferação de doenças.

Educação sanitária no Brasil

No Brasil, só nas décadas de 1930 e 1940 campanhas de educação sanitária começaram a ganhar destaque. Após as campanhas, a saúde passou a ser vista também como uma questão pedagógica, tão importante quanto a alfabetização. A educação sanitária promove mudanças no comportamento humano em relação à higiene e aos problemas de saúde. É um processo ativo, contínuo, que melhora as condições de saúde não só do ser humano, mas como também do meio ambiente, dos animais e dos vegetais.

Educação sanitária

A educação sanitária passa desde os cuidados higiênicos com o corpo e com o ambiente em que habita até a preservação do ecossistema local, por exemplo, se o ser humano se sente melhor quando limpo, a mesma situação acontece com as gramas, jardins, rios, praias, residências, escolas, tudo que existe ao nosso redor. Aplique diariamente o conceito de lixo no lixo, faça a coleta seletiva e não polua a natureza, são hábitos que devem ser aplicados para também ter retorno e segurança de uma vida mais saudável e longe de doenças. Lixo também pode ser um transmissor de doenças, assim como praias e mares contaminados, então tomar esse cuidado é fundamental. O corpo também precisa de atenção e a educação começa em casa. Hábitos como banhos diários, escovação dos dentes após cada refeição e lavar as mãos já são ensinados às crianças.

Investir em produtos que oferecem mais higiene também faz parte da educação sanitária. Como, por exemplo, o assento sanitário com sistema soft close e limpeza fácil da Censi, tem remoção rápida com apenas um clique, facilitando a limpeza e diminuindo o contato com o objeto. Assim como as válvulas para lavatórios (fotos). Com elas, o bloqueio da água é feito com um simples aperto, também diminuindo o contato com o produto. A sua limpeza é fácil, basta desenroscar a tampa de acionamento rápido. É um produto que traz praticidade e higiene. Além disso, o design moderno e elegante também garante ainda mais beleza na sua decoração.

Foto: Censi

Foto: Censi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>