O que tem dentro da caixa acoplada?


Foto: Censi

O vaso sanitário é peça fundamental em uma residência. No mercado, com um sistema mais moderno e econômico, o modelo de vaso com a caixa acoplada está entre os preferidos dos brasileiros que planejam construir ou reformar. Esse sistema é instalado junto ao vaso e funciona através de um botão de acionamento de descarga. Quando pressionado, a água é liberada em volume limitado até o máximo permitido dentro da caixa. Presente em mais de 90% das casas, poucas pessoas conhecem o seu funcionamento interno e mecanismos.

Você já abriu a caixa acoplada do seu vaso sanitário?

É difícil receber uma resposta positiva para essa pergunta, pois não costuma levantar a curiosidade das pessoas. Mas visto a importância dele, que abriga todos os mecanismos e garante o funcionamento do vaso sanitário, entendemos a relevância da peça para o dia a dia. Mesmo o produto sendo mais moderno, não apresentando grandes dificuldades na manutenção, é comum necessitar de algum reparo. Conhecer os mecanismos ajuda a entender quando precisa de reparo e qual peça pode estar danificada. Por isso, o Agente Censi preparou uma breve explicação sobre cada componente presente na caixa.

Foto: Censi

1. Acionador: serve para ativar a descarga. Os acionadores (1) contam com uma variedade de modelos e tamanhos no mercado, a Censi oferece modelos diferenciados, como o acionador saliente, que não necessita de ser pressionado até o fundo, podendo usar só a mão, o cotovelo, o queixo, entre outros. O produto é ideal para quem não possui total habilidade manual, como crianças, idosos, deficientes ou pessoas com reumatismo, artrite ou artrose.

2. Mecanismo de Entrada: o mecanismo de entrada (2) é responsável por controlar a entrada de água na caixa acoplada. Serve para encher a caixa sempre que ela é esvaziada pela descarga. Na Censi, você encontra o mecanismo de entrada Master Flux, que possui o sistema de enchimento inteligente, ou seja, só começa a encher a caixa acoplada alguns segundos após a descarga, evitando o desperdício de água. O modelo antivazamento também é um investimento, já que detecta e bloqueia micro e grandes vazamentos da caixa. O Master Flux Pro é o mecanismo de entrada de água mais moderno do mercado, prático de instalar e de fácil manutenção e limpeza.

Foto: Censi

3. Mecanismo de Saída: o mecanismo de saída (3) é o responsável por escoar a água da caixa acoplada para dentro do vaso sanitário, após a descarga ser ativada pelo acionador (1). Se você quer mais economia, invista no mecanismo de saída com conversor Dual Flush da Censi, ele permite a conversão de um mecanismo de saída de água convencional em um mecanismo de duplo acionamento, o que permite o usuário escolher pela meia descarga para líquidos ou pela descarga completa para sólidos, possibilitando uma economia de até 50%.

Foto: Censi

4. Parafuso de Fixação: o parafuso de fixação (4) prende a caixa acoplada no vaso sanitário.

Foto: Censi

5. Arruela: a arruela (5) serve de base para a porca (6) distribuindo a pressão resultante do aperto do parafuso e protegendo a rosca da porca (6).

Foto: Censi

6. Porca: fixa o parafuso de fixação, prendendo o mecanismo de saída na caixa acoplada.

Foto: Censi

7. Vendante: o vedante (7) sela a saída de água da descarga e impede o vazamento de água e odores para o banheiro.

Foto: Censi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>