Veja como escolher a torneira ideal


Foto: iStock

Está reformando ou construindo uma casa? Entre tantas preocupações e cuidados com a obra, a escolha da torneira não costuma ser uma prioridade. Mas saiba que esse produto, que na maioria das vezes é definido apenas para combinar com a parte estética do ambiente, pode trazer uma enorme dor de cabeça quando não planejado corretamente. Se você já se incomodou com os pratos e panelas batendo na torneira ao lavar a louça ou com a água escorrendo na lateral da pia do banheiro ao lavar as mãos, o seu modelo está errado. Mas não se preocupe, com tantas opções no mercado, não é fácil escolher o certo nem para profissionais da área. Por isso, acompanhe algumas dicas que com certeza farão diferença na hora de decidir esse objeto:

Ambientes

Foto: iStock

– Cozinha: as tarefas realizadas na pia da cozinha, como lavar louças e alimentos, exigem um espaço maior e confortável. Verifique se a distância da torneira permite um espaço suficiente para lavar panelas ou louças maiores sem bater nada. Entre a saída de água e a bancada da pia, o ideal é uma distância de pelo menos 30 centímetros de altura, não importando se a torneira é fixada na bancada ou parede.

Foto: iStock

– Banheiro: ao contrário da cozinha, no banheiro a saída de água da torneira deve ficar próxima à direção do ralo. Veja se a sua mão cabe no espaço e se, na hora de lavar, a água não vai escorrer na lateral da cuba. O ideal é o jato ficar direcionado no ralo, evitando que a água bata na louça e espirre para todo o ambiente. A distância entre a bica da torneira e a borda da cuba deve ser de 10 a 15 centímetros de altura.

Foto: iStock

– Área de serviço: mais que estilo, aqui o importante é que as torneiras sejam úteis, prefira a praticidade à beleza. Escolha modelos maiores e mais prolongados, projetados para pias grandes, formato que ajuda a direcionar o fluxo de água para o centro da pia. Antes de realizar a compra, não se esqueça de verificar quantas instalações de água existem na área de serviço. Se houver apenas uma saída, será preciso investir na torneira dois em um, que também tem saída para máquina de lavar, possibilitando o uso simultâneo da torneira e da lavadora.

Além dos tamanhos e distâncias recomendadas, no mercado você vai encontrar diferentes funcionalidades que podem se adequar melhor na sua rotina. Veja:

– Convencional: é o mais básico e fácil de encontrar. Também conhecido como torneira com um volante, possui um único registro que controla a saída de água, por isso tem apenas a temperatura ambiente, sem aquecer ou gelar a água.
– Monocomando: são os modelos que contam com um único comando, no qual você controla a quantidade de água e também a temperatura. Ou seja, de acordo com o modo como abre ou fecha a torneira é regulado ao mesmo tempo a pressão e a temperatura.
– Misturador: esse modelo tem dois comandos independentes, um para água quente e outro para água fria. Assim, você pode escolher a temperatura e até misturar as duas.
– Torneira termostática: a torneira termostática tem um dispositivo que controla a saída de água, de maneira que a temperatura e a vazão fiquem constantes.
– Torneira com sensor infravermelho: muito utilizadas em estabelecimentos comerciais, são aquelas que só funcionam quando você aproxima a mão.
– Torneira com temporizador: também utilizada em estabelecimentos comerciais, tem um sistema que controla o tempo de saída de água.

  

Fotos: Censi

Depois de escolher o seu modelo e finalizar a compra, vem o passo da instalação e cuidados. Um erro comum na hidráulica é a construção ser concluída sem os acabamentos indicados e, com isso, o ponto de água ficar curto para o encaixe da torneira, fazendo com que muitas vezes o consumidor não consiga instalar o produto da forma que desejava. Esse não é mais um problema, com as conexões da Censi você consegue o encaixe perfeito sem precisar trocar de produto e muito menos passar por mais uma obra. Os aumentos de latão (imagem à direita) são indicados para a instalação de torneiras ou chuveiros quando o ponto de água está muito profundo na parede, conseguindo prolongar a rosca para alcançar uma instalação perfeita. Ou seja, se a distância entre o produto e o cano ficar curta, o aumento de latão liga os dois. As extensões de latão cromado (imagem à esquerda) estão disponíveis nas roscas ½ e ¾ e são indicadas para prolongar os braços de duchas e torneiras. Por exemplo, caso a sua torneira não alcance a cuba da pia ou o chuveiro não fique na posição ideal do box, esse produto é a solução. Essa situação é comum quando o morador decide trocar o modelo do produto hidráulico e não considera a sua instalação. Por isso, na hora de trocar o produto, ele pode não alcançar a posição ideal.

Foto: Censi

Cheiros desagradáveis no banheiro também geram um grande incômodo, você sabia que investir em um sifão tubo extensível com copo de qualidade pode ser a solução? Ele evita o mau cheio, não adere à gordura, deixando a limpeza mais fácil e é resistente à água quente, o que aumenta a sua durabilidade. Mas qual a diferença dos tubos extensíveis convencionais para o Tubo Extensível com Copo? Nesse produto o copo faz a função do sifão. Viu que nele não é preciso aquela curva tão conhecida? O tubo extensível com copo Censi possui exclusiva bucha de redução (7/8”e 1.1/4”) com vedantes em borracha e não necessita de ferramentas na instalação.

Fotos: Censi

E se você busca por conforto até na hora de lavar a louça, não deixe de conhecer as válvulas com click, que entregam praticidade e higiene. Com esse produto, o bloqueio da água é feito com um simples aperto. A sua limpeza também é fácil, basta desenroscar a tampa de acionamento rápido. Traz praticidade e higiene. Se você era acostumado a perder a tampa do ralo, com as válvulas com click esse problema não existe mais, já que é fixa. A instalação não necessita de ferramentas especiais, nem de materiais de vedação, pois o produto possui flange com aletas ergonômicas e anel de borracha para a vedação. Na nova linha da Censi, você encontra dois modelos de válvulas com click, sendo uma (imagem à direita) para tanque e outra (imagem à esquerda) para pias ou lavatórios. Ambos os produtos são produzidos com latão cromado e aço inoxidável, é resistente, durável e suporta temperaturas até 100º graus Celsius.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>