Dia Nacional da Saúde (5/8)


Foto: iStock

Hoje (5/8) é comemorado o Dia Nacional da Saúde, data oficializada em 1967, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde e os cuidados necessários com ela. A escolha da data foi uma homenagem ao nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, que teve importante participação no combate contra as epidemias de pestes, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século 20. De acordo com a Lei 8.080 de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o estado prover as condições indispensáveis para que todos tenham acesso a ela. A Lei exemplifica alguns fatores e cuidados necessários para uma pessoa saudável: alimentação, exercício físico, saneamento básico, trabalho, lazer, poluição e higiene. Veja sobre cada um deles:

Alimentação: manter uma boa alimentação é a base para uma vida saudável. Através de alimentos nutritivos é possível obter fontes de energia, que auxiliam o corpo em atividades como estudar, trabalhar e praticar exercícios físicos. Inclua na sua rotina alimentos da estação, naturais e variados, não esqueça de conservar em local fresco e limpo e lavar bem o que for cru. Evite açúcar, gordura e conservantes.

Exercício físico: normalmente associada à estética, a prática de exercícios físicos é muito mais importante, proporcionando inúmeros benefícios ao corpo. Tonifica os músculos, melhora a respiração e os níveis de gordura corporal, sendo um bom combate contra doenças. Uma pessoa sedentária pode ter vários problemas, como perda de flexibilidade muscular, hipertrofia das fibras musculares, hipertensão, diabetes, aumento do risco de infarto, entre outros.

Saneamento básico: a linha entre o saneamento básico e saúde é tênue, são diversas doenças que podem ser causadas pela água contaminada e esgoto, como por exemplo, diarreia, leptospirose, dengue e amarelão. Por isso, a importância de exigir o funcionamento desse serviço.

Trabalho: é comum o brasileiro passar em média oito horas por dia no seu ambiente de trabalho, já pensou se essas horas forem infelizes? Saúde envolve um bem físico, mental e social. Estresse em excesso e infelicidade podem resultar em diversas doenças graves como, por exemplo, depressão, insônia, transtornos, problemas cardiovasculares e na pele, enxaqueca, diabetes e envelhecimento precoce. De prioridade para um trabalho que você goste e te faça bem.

Lazer: da mesma forma que o trabalho influencia para uma vida saudável, o lazer também é fundamental. Incluir atividades que você gosta na rotina vão te deixar mais feliz, refletindo na sua vida pessoal, profissional e, principalmente, na sua saúde.

Poluição: a exposição ao monóxido de carbono, dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio, causados pela poluição, podem resultar em doenças respiratórias e alterar o sistema de defesa dos pulmões. Que tal aplicar medidas no dia a dia que combatam a poluição? Uma sugestão é diminuir o uso de veículos motorizados, já que são considerados uma das maiores fontes de poluição do mundo.

Higiene: tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos com frequência são hábitos comuns e indispensáveis que já conhecemos para uma vida saudável. Mas, além disso, investir em produtos que ofereçam mais higiene também faz parte da educação sanitária. É o caso do assento sanitário com sistema soft close e limpeza fácil da Censi, que tem remoção rápida com apenas um clique, facilitando a limpeza e diminuindo o contato com o objeto. Assim como as válvulas para lavatórios com click da Censi, com elas, o bloqueio da água é feito com um simples aperto, também diminuindo o contato com o produto. A sua limpeza é fácil, basta desenroscar a tampa de acionamento rápido, o que traz praticidade e higiene. Além disso, o design moderno e elegante também garante ainda mais beleza na sua decoração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>