Evite os vazamentos


Foto: iStock

Não são poucas as notícias sobre as crises hídricas no Brasil. Em meio a tantas regiões já sofrendo com a falta desse recurso natural, qualquer cuidado para evitar o desperdício é fundamental. Você sabia que um vazamento em residência é uma das formas que mais impacta? Além de ser uma água já tratada e pronta para uso, o vazamento não dá chance de reaproveitamento. Sem contar que, na maioria das vezes, eles são internos e podem levar dias até serem descobertos. Até que seja efetuado o conserto do vazamento, uma enorme quantidade de água terá ido fora. Todos estamos sujeitos a essa situação, nunca se sabe quando aquele cano vai resolver estourar, mas, com alguns cuidados, podemos evitar o desperdício. Acompanhe:

Manutenção em dia: com o passar do tempo e do uso, é normal os objetos quebrarem ou simplesmente pararem de funcionar. Não é diferente no sistema hidráulico. Por mais que você tenha escolhido os melhores canos, peças e acabamentos, eles irão se deteriorar com o tempo, sendo necessário substitui-los em algum momento. Não deixe para descobrir isso na hora que o cano estourar, o prejuízo vai ser maior ainda e vai pesar na sua conta de água. Faça todas as manutenções preventivas e fique sempre alerta ao funcionamento do sistema hidráulico, qualquer alteração deve ser reparada o mais rápido possível.

Invista em mecanismos antivazamento: você encontra no mercado equipamentos que ajudam a evitar vazamentos. Na Censi, o mecanismo antivazamento de entrada para caixa acoplada detecta e bloqueia micro e grandes vazamentos na caixa acoplada, ou seja, para alta e baixa pressão de água. O produto é universal para todos os modelos de e conta com a exclusiva porca rápida que dispensa o uso de ferramentas para instalação.

Observe o hidrômetro regularmente: o hidrômetro é responsável por controlar o consumo de água de uma residência. Quando existem vazamentos não visíveis, esse objeto, também conhecido como relógio da água, é um ótimo alerta. Fique atento, se todas as saídas de água da residência estiveram fechadas e mesmo assim o ponteiro do registro continuar se movimentando, há grande indício de vazamentos. Vale ficar de olho para ter a garantia que está tudo em ordem ou para chamar um técnico antes que a situação piore.

Cuidado ao instalar móveis na parede: furar a parede para a instalação de um móvel, quando não feita com atenção, pode gerar um incômodo enorme. O esquecimento ou a falta de cuidado traz o risco de um cano ser perfurado, por isso, é tão importante que todas as residências tenham uma planta hidráulica. Esse projeto indica onde cada cano passa e assim, evita incidentes com vazamentos. Caso você não tenha essa planta, uma torneira próxima já é um indício que há um cano por ali e o furo deve ser feito com atenção redobrada.

Alertas: mesmo evitando, é sempre bom ficar atento aos alertas de vazamentos. A umidade, por exemplo, pode ser um indício de vazamento, se você reparar um aspecto diferente nas paredes, como cheiro de mofo ou bolor, contate um profissional. Outro alerta bem comum é uma torneira pingando, o que pode gastar até 46 litros de água por dia, então, se você estiver com essa situação em casa, não torne algo banal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>