Veja dicas de como fazer a limpeza do box do seu banheiro


Foto: iStock

O banheiro é um ambiente úmido e normalmente ventilado apenas por uma pequena janela. O problema é que com o passar do tempo, essa umidade pode tomar conta do espaço e gerar fungos e manchas nada agradáveis. No box, essa questão é ainda mais complicada, já que o espaço fica diretamente molhado após o banho, além disso, o acúmulo de respingos de produtos como shampoo e sabonete, e até mesmo dos óleos que o próprio corpo produz, também influencia no aparecimento das manchas. É importante ter cuidado para que essa sujeira não acumule a ponto de estragar o azulejo, box e até o chuveiro, e também não é nada agradável realizar a higiene diária em um lugar que não está limpo. Lidar com essas manchas pode parecer um bicho de sete cabeças, mas, acredite, é mais fácil do que parece. Separamos algumas dicas para limpeza do local, evitando o aparecimento de manchas e mofo.

– A primeira dica é não deixar acumular a sujeira e o mofo. Para isso, é importante manter uma limpeza periódica do banheiro, incluindo o box. Assim, independentemente do material do box, você conseguirá evitar que apareçam manchas e que o ambiente fique mofado.
– O comum é o banheiro contar apenas com uma pequena janela para ventilação, e o problema é ainda maior se ela ficar o tempo todo fechada. Mantenha janela e porta abertas sempre que possível. Outra dica é tomar banho com a porta aberta, assim o vapor consegue sair mais fácil do cômodo, evitando que fique muito úmido e, consequentemente, os problemas dessa umidade.
– Muitas pessoas evitam e outras nem pensam nessa necessidade, mas secar o box após o banho é muito importante, esse passo é fundamental para evitar as manchas. Se o seu box for de vidro, preste atenção na hora de escolher o pano para realizar o processo. Não é qualquer tecido que pode ser passado no vidro, já que o pano errado pode ocasionar alguns riscos. O ideal é que o tecido seja macio e próprio para limpeza.
– A água sanitária é um produto econômico e eficiente para remover manchas de mofo. Misture uma xícara (chá) de água sanitária com duas xícaras (chá) de água em um borrifador. Espirre na área afetada pelo mofo, esfregue e espere secar.
– O bicarbonato de sódio é outro produto eficaz contra o mofo. Misture com detergente líquido, óleo essencial e uma quantidade de água até formar uma mistura pastosa. Passe na região mofada com o auxílio de uma esponja ou escova, deixe o produto agir por alguns minutos e enxágue.
– O vinagre também é excelente para limpeza e remoção do mofo. Despeje vinagre branco em um recipiente vaporizador e deixe o produto agir por aproximadamente uma hora. Mantenha o banheiro bem arejado. Despeje água quente na área do mofo e seque o local com um pano limpo.
– E, por último, mas muito importante, nunca deixe de usar materiais de proteção para realizar a limpeza. Mexendo ou não com produtos químicos, o ideal é ter luva e touca para fazer o procedimento de higienização. Tenha também uma bucha única para esta função e um borrifador, isso vai facilitar o ato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>