Manual do aluguel


Foto: iStock

Está pensando em alugar um imóvel? Ainda existe a ideia que alugar é algo simples e rápido, mas essa tarefa vai muito além de assinar um contrato e preparar a mudança. Questões burocráticas, verificar a localização do imóvel e pontos como sistema elétrico e hidráulico, umidade e vazamentos são alguns passos indispensáveis antes da tomada de decisão. É errado achar que o proprietário é o maior responsável e, por isso, o inquilino nunca terá problemas. A falta de atenção com o local é o pontapé para enormes dores de cabeça até para quem está alugando. Se você quer passar essa nova fase da vida sem complicações, é preciso se atentar a cuidados que vão fazer a diferença. Para isso, montamos um checklist para seguir antes de fechar o negócio. Acompanhe:

– Observe a vizinhança: tem prédios próximos? Letreiros luminosos? A rua é agitada? Se você se incomoda facilmente com barulho e iluminação, não deixe de ver como é a vizinhança e se ela é compatível com o seu estilo de vida.
– Internet e telefone: se internet, telefone e televisão fazem parte do seu dia a dia, verifique se no local escolhido é possível contratar esses serviços.
– Tomadas e seus formatos: apostamos que você nunca parou para analisar o formato das tomadas, mas já pensou se todos os seus eletrônicos não servirem na tomada do futuro lar? O primeiro passo é conferir se elas estão em todos os cômodos que você precisa, assim você evitará quebrar parede para instalar ou fazer alguma gambiarra. Em segundo, teste se todas estão funcionando. Por último, verifique o padrão, se são de dois ou três pinos.
– Não ignore a vistoria: essencial no contrato de locação, a vistoria tem como finalidade garantir as condições atuais do imóvel locado. Todos os detalhes, incluindo pintura, vidros, móveis, eletrodomésticos, qualquer arranhão, devem constar no laudo. Sabemos que o momento é de grandes realizações, mas não deixe a emoção tomar conta a ponto de esquecer passos importantes. Verifique cada ponto que o fiscal colocou no documento, confira se as fotos condizem com a realidade, e se algo estiver errado, exija a alteração urgente.
– Confira as regras do condomínio: condomínios costumam ter regras e procedimentos sobre barulho, transportes maiores e horários. Se esse for o caso do seu aluguel, peça para o síndico ou a imobiliária o documento com todas as regras, assim você evitará qualquer transtorno com a sua chegada.
– Parte elétrica e hidráulica: logo que pegar as chaves, teste os registros de água, gás e chave geral de energia. Se algo estiver em desacordo com a vistoria, avise imediatamente a imobiliária. Observe também a presença de manchas nas paredes, essas podem indicar vazamentos e umidade, mas preste atenção, elas podem estar disfarçadas com tinta. E, para evitar pagar mais nesses quesitos, sempre verifique os seus medidores e controle o seu consumo.
– Troque as fechaduras: antes de você, esse imóvel pode ter sido alugado por inúmeras pessoas, não sendo possível controlar quem ainda tem ou não as chaves. Por isso, troque todos os segredos das fechaduras e mantenha-se seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>