Dia da Árvore (21/9)


Foto: iStock

Hoje (21/9) é comemorado o Dia da Árvore, data escolhida no calendário por anteceder o início da Primavera no Hemisfério Sul, que pode variar entre os dias 22 e 23 de setembro, dependendo o ano. O intuito é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação das árvores e florestas e incentivar a proteção do meio ambiente. As árvores são essenciais para a vida humana na Terra, são elas que aumentam a umidade do ar, evitam erosões, reduzem a temperatura, fornecem sombras e servem de abrigo para inúmeras espécies de animais. Também rendem frutos e participam de questões econômicas, como por exemplo, o fornecimento de madeira para móveis e casas e a produção de papel. Além disso, as árvores, de todas as espécies, são símbolos da natureza e consideradas uma das mais importantes riquezas naturais do mundo. Sabemos que o uso da árvore para produção econômica é importante, mas em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores estão sendo constantemente cortadas, resultando em grandes áreas desmatadas. O ideal é o consumo consciente e, sempre, verificar a procedência do material que está adquirindo. Veja algumas dicas para preservar esse bem tão valioso que temos em nossas florestas:

– Preserve: o primeiro passo é não realizar podas ilegais, não desmate e não faça queimadas. Existe um controle de extração das árvores por Lei, que deve ser seguido fielmente.
– Cuide com o que consome: podemos contribuir com o desmatamento desenfreado sem nem perceber. Se existe extração de madeira, é porque existe a demanda. Para controlar essa situação, além de reciclar, é importante questionar a origem da madeira utilizada nos móveis ou assoalhos. Para cerificar a legalidade de seu imóvel, procure o selo do Conselho de Manejo Florestal (FSC), caso não o veja, pergunte e tenha certeza de estar comprando somente madeira legal.
– Mude hábitos: parte da madeira recolhida na extração é utilizada para produção de papel. Novamente, quanto mais demanda, mais extração. Com a tecnologia, podemos encontrar diversas formas de não utilizar esse material. Comece escolhendo sempre que possível o digital, peça os documentos por e-mail, troque as impressões por PDFs e livros digitais. Acredite, isso vai facilitar a sua vida e será uma enorme contribuição ao meio ambiente.
– Recicle: caso não consiga evitar ou trocar o uso do papel, recicle. Esse material é reciclável e pode ser reutilizado para produção de diversos outros produtos, dando um novo destino ao que seria descartado e evitando o desmatamento de mais árvores. Além disso, separe corretamente o seu lixo, assim você evitará que ele vá parar nas florestas e que gere ainda mais poluição, prejudicando o bem-estar das árvores.
– Plante: mora em lugar com espaço para crescer uma árvore? Que tal plantar no seu jardim? Vai ser lindo cuidar e vê-la crescer e se desenvolver cada vez mais. Sem contar que ela trará todos os benefícios que citamos na introdução estando bem perto do seu lar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>