Dia do Deficiente Físico (11/10)


Foto: iStock

Hoje (11/10) é comemorado o Dia do Deficiente Físico, data instituída para promover a conscientização da sociedade e dos nossos dirigentes sobre as ações e políticas que devem ser realizadas para garantir a qualidade de vida e os direitos das pessoas com deficiência, reforçando a importância do desenvolvimento de meios de inclusão na sociedade. Segundo um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, foram considerados na pesquisa quatro tipos de deficiências: auditiva, visual, física e intelectual. Os dados são de 21 de abril deste ano. Segundo o decreto número 3298, de 20 de dezembro de 1999, a deficiência é definida como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.

Acessibilidade
Essa data reforça a importância de integrar as pessoas com deficiência na sociedade, muito se fala em inclusão, mas ainda estamos no caminho da sua execução. Considerada uma melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência, além de carregar o objetivo de incluir todos na sociedade e entregar segurança e independência, a acessibilidade está entre os principais pontos que devem ser melhorados. Como está a acessibilidade disponível na sua cidade? É comum elevadores de ônibus que não funcionam ou piso tátil nas ruas que possuem postes ou buracos no trajeto, mas, aos poucos, essa situação está melhorando, podemos ver cada vez mais as pessoas engajadas com a causa, criando e cobrando métodos de melhoria.

Acessibilidade em casa
A maioria dos acidentes por falta de acessibilidade ou qualidade dos materiais acontecem em casa e, destes, 90% são causados por falta de estrutura no banheiro. Por isso, é importante colocar produtos de qualidade que auxiliem na rotina.

Linha para Acessibilidade da Censi
Os principais fatores que devem ser avaliados ao escolher a barra de apoio é o peso que o produto suporta, sua dimensão e posicionamento. Todos esses itens estão detalhados na Norma Brasileira ABNT NBR 9050. Para oferecer maior segurança e conforto, a Censi possui uma linha completa de barras de apoio normatizadas de acordo com a norma brasileira de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Veja os modelos das barras de apoio da Censi:

Barra de Apoio Articulável
A barra de apoio articulável é ideal para banheiros que não possuem paredes nas laterais do vaso sanitários. O seu formato auxilia no acesso ao vaso tanto da pessoa quanto do cuidador e ainda, otimiza o espaço. Esse produto é feito com aço inoxidável de excelente qualidade e possui a empunhadura necessária para suportar o peso de uma pessoa. A sua base de 10×28 traz sustentação para uma força de até 150 quilos, suportando inclusive a força empregada pela pessoa ao se apoiar. A maioria das barras no mercado não possuem essa base, deixando o produto menos seguro.

Barra de Apoio de Aço Inox
As barras de apoio com aço inox suportam até 150 quilos. Estão disponíveis no acabamento cromado; acompanham conjunto de fixação; e você consegue encontrar nas dimensões de 30, 40, 60 ou 80 centímetros. Esse produto tem proteção contra oxidação, evitando que se enfraqueça e não suporte o peso com o tempo de uso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>