Dicas para não entupir a caixa de gordura


Foto: iStock

A caixa de gordura não fica aparente, não é assunto do dia a dia e, muitas vezes, os moradores nem sabem da sua existência, mas ela está presente na maioria das casas, apartamentos, lojas e restaurantes, carrega uma função indispensável e quando não recebe as manutenções e limpezas indicadas, os riscos podem ser grandes. Responsável por ligar as instalações de água, como a máquina de lavar, as pias e os ralos, ao sistema de esgoto, a caixa de gordura coleta todos os óleos utilizados no local, seja na cozinha ou até mesmo no banheiro, já que o corpo humano também produz oleosidade, e transforma esses resíduos em blocos de gordura com intuito de proteger a tubulação e a rede de esgoto do entupimento. Quando não realizadas as manutenções necessárias, a caixa também corre o risco de entupir e as consequências envolvem a perda das suas funcionalidades, logo, o local correrá o risco de entupir outras partes do encanamento, desencadeando um forte cheiro e o surgimento de insetos indesejáveis.

Se você nunca reparou nessa parte da residência ou do estabelecimento comercial, é indicado prestar atenção. Se notar entupimento, chame um técnico para resolver a situação, se tiver tudo certo, veja quatro dicas para manter assim:

– Cuide com o que você joga no ralo da pia, principalmente a gordura. Além de evitar que a caixa de gordura encha mais rápido, também evita o entupimento no cano. Não sabe como descartar o óleo usado? Já te contamos por aqui.
– A dica vale também para os restos de comida, que podem soltar gordura ou até mesmo prender na tubulação e causar o entupimento da caixa.
– Produtos de limpeza e água quente também devem ser evitados. Mesmo os dois derretendo a gordura, ela será levada com a água e poderá endurecer novamente dentro do cano.
– Sempre conte com profissionais para auxiliar na limpeza e manutenção. O indicado é de seis em seis meses para casas, de três em três meses para apartamentos e estabelecimentos menores e de mês em mês para grandes estabelecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>