Dia Internacional do Portador de Deficiência (3/12)


Foto: iStock

Hoje (3/12) é o Dia Internacional do Portador de Deficiência, data estabelecida no calendário no dia 14 de outubro de 1992, através de uma Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de sensibilizar sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência. A Lei classifica que pessoas com deficiências são aquelas que têm qualquer impedimento de longo prazo que prejudique a sua participação em sociedade com condições iguais de outras pessoas, podendo ser de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.
O Censo Demográfico de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 8 de maio de 2019, informa que 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. Dessa forma, o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência surgiu para garantir a integração dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.

Um dos principais desafios é a acessibilidade
A acessibilidade para pessoas com deficiência nas cidades ainda é um tema pouco falado e cobrado. Acessibilidade em um ambiente é a garantia e a melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência. O objetivo é incluir elas na sociedade e facilitar a sua rotina, implantando métodos que possibilitem maior locomoção, independência e segurança. A acessibilidade para os deficientes ainda é considerada um desafio, por exemplo, elevadores de ônibus que não funcionam ou o piso tátil de algumas ruas que possuem postes ou buracos no trajeto. Mas, aos poucos, essa situação vem apresentando melhorias. Diariamente é possível ver que algumas pessoas já estão mais preocupadas em exigir e implantar mecanismos que facilitam a locomoção dos deficientes. A maioria dos acidentes por falta de acessibilidade ou qualidade de materiais acontece em casa e, destes, 90% são causados por alta de estrutura no banheiro. Por isso é importante colocar produtos de qualidade que auxiliem na rotina.

Linha para Acessibilidade da Censi
Os principais fatores que devem ser avaliados ao escolher a barra de apoio é o peso que o produto suporta, sua dimensão e posicionamento. Todos esses itens estão detalhados na Norma Brasileira ABNT NBR 9050. Para oferecer maior segurança e conforto às pessoas deficientes, a Censi possui uma linha completa de barras de apoio normatizadas de acordo com a norma brasileira de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Veja os modelos das barras de apoio da Censi:

Barra de Apoio Articulável

 

Foto: Censi

barra de apoio articulável é ideal para banheiros que não possuem paredes nas laterais do vaso sanitário. O seu formato auxilia no acesso ao vaso tanto da pessoa quanto do cuidador e, ainda, otimiza o espaço. Esse produto é feito com aço inoxidável de excelente qualidade e possui a empunhadura necessária para suportar o peso de uma pessoa. A sua base de 10×28 traz sustentação para uma força de até 150 quilos, suportando, inclusive, a força empregada pela pessoa ao se apoiar. A maioria das barras no mercado não possuem essa base, deixando o produto menos seguro.

Barra de Apoio de Aço Inox

Foto: Censi

As barras de apoio com aço inox suportam até 150 quilos. Estão disponíveis no acabamento cromado; acompanham conjunto de fixação; e você consegue encontrar nas dimensões de 30, 40, 60 ou 80 centímetros. Esse produto tem proteção contra oxidação, evitando que se enfraqueça e não suporte o peso com o tempo de uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>