Dicas para evitar a falta de água na casa de praia


Foto: iStock

Férias, Verão e poucos meses para o Carnaval (5/3). Nessa época do ano, as cidades litorâneas são destino para os turistas que desejam aproveitar as praias e festas da região. Com tantas pessoas no mesmo lugar, aumenta a demanda por produtos e serviços. Os comerciantes aproveitam os dias de praias lotadas para intensificar as vendas, já os serviços com abastecimento de recursos naturais correm o risco de escassez com o uso desenfreado. Casas que foram projetadas para até cinco pessoas chegam a receber mais de 10 no Verão, por isso, reclamações como falta de água, por exemplo, são comuns. Para remediar o problema, cada vez mais medidas de economia vêm sendo adotadas em cidades do Litoral, como Balneário Camboriú (SC), que todos os chuveiros da Praia Central são fechados durante a alta estação. O racionamento da água promove a preservação do meio ambiente, evita a falta do recurso e ainda garante uma economia na conta do mês. Anote algumas dicas para realizar em casa:

– Verifique vazamentos: logo que chegar na casa de férias é sempre importante fazer um check-up completo. Nem sempre os vazamentos são visíveis, podendo acontecer também internamente e você só descobrir quando já tiver gasto uma grande quantidade de água e sua conta chego nas alturas. Um método utilizado para identificar o vazamento é fechar todas as saídas de água da residência e observar o medidor, o ideal é o ponteiro ficar parado. Caso continue girando, procure um profissional. Investir em mecanismos de antivazamento para caixas acopladas ajuda a prevenir e identificar.

– Feche a torneira: quando for escovar os dentes, lavar a louça ou fazer a barba, não esqueça de fechar a torneira nos momentos em que não estiver usando. Uma torneira aberta pode desperdiçar 80 litros de água a cada cinco minutos.

– Banhos curtos: parece óbvio, mas é sempre bom lembrar. Durante todo o ano é ideal não enrolar na hora do banho. Nessa época é ainda mais importante, com as cidades sobrecarregadas, se todos desejarem tomar banhos longos, logo não vai sobrar água para ninguém.

– Lavadora de roupas: é normal aumentar a quantidade de roupas para lavar no Verão. Evite colocar poucas peças, espere acumular o suficiente para atingir a capacidade total da máquina, assim você evita gasto de água com lavagens pequenas. Tente se organizar para lavar roupas no máximo três vezes por semana. E você também pode reutilizar a água que sobra da lavagem para lavar a garagem ou calçadas.

– Piscina: as piscinas fazem sucesso nessa época do ano, mas alguns cuidados são necessários para evitar o uso excessivo de água. Uma que poucas pessoas conhecem é a necessidade de adquirir uma cobertura para a piscina que, além de evitar a evaporação e o desperdício da água, também protege de sujeiras.

– Evite lavar calçadas e garagens nesse período: durante a alta temporada é ainda mais importante evitar gastos que não são de extrema urgência. Por enquanto, deixe a lavagem das calçadas e garagens por conta das chuvas. Caso precise, utilize uma vassoura para retirar plantas ou outras sujeiras do local.

– Válvula do vaso sanitário: existem melhorias que podem ajudar a reduzir o consumo de água. O acionamento duplo do vaso sanitário, por exemplo, diminui o gasto de 50% até 75% em relação às convencionais. Essa troca além de economizar durante o Verão, vai diminuir as próximas contas de água.

– Molhar as plantas: para molhar as plantar todos os dias e evitar o desperdício prefira regar no período da manhã ou noite, evitando a evaporação. Também sempre opte por um regador, só em último caso recorra a uma mangueira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>