Energia solar funciona à noite?


Foto: iStock

Em meio a tantas novidades tecnológicas, as que beneficiam o meio ambiente e resultam em economia são as mais aclamadas. Nesse sentido, você com certeza já ouviu falar sobre a energia solar. Essa fonte é gerada através da luz e do calor emitidos pelo sol, sendo fornecedora de energia natural elétrica e térmica. A energia solar é uma das fontes alternativas mais promissoras que existem, pois é limpa, acessível, renovável, tem baixo custo de manutenção e pode diminuir em até 90% o valor da fatura mensal de energia.

É possível gerar energia solar quando não há presença de luz?
Conforme divulgado no portal Tecmundo, recentemente uma invenção do professor de Engenharia Computacional e Elétrica da Universidade da Califórnia (Davis/EUA), Jeremy Munday, afirma que é possível gerar energia solar até mesmo durante à noite. Ele criou um painel solar reverso que, muito parecido com os solares convencionais, usa o mesmo princípio de gerar energia a partir do calor. A diferença é que esse modelo usa células termoativas, que podem ser aquecidas mesmo na ausência de luz. “Uma célula solar regular gera energia absorvendo a luz solar, o que faz com que a tensão apareça através do dispositivo e a corrente flua. Nestes novos dispositivos, a luz é emitida, e a corrente e a tensão vão na direção oposta, mas você ainda gera energia. Você tem que usar materiais diferentes, mas a física é a mesma”, explicou o professor. A inovação ainda é um protótipo, mas o processo invertido é considerado fundamental para gerar ainda mais economia, já que ele torna o painel solar ainda mais funcional.

Ainda tem dúvidas sobre a energia solar? Veja cinco qualidades da sua instalação:
1. Fonte de energia renovável e ilimitada: a energia solar nada mais é do que os raios e o calor do sol reutilizados e transformados em energia útil. Além disso, como o sol produz quatro milhões de energia do que consumimos, essa fonte é ilimitada.
2. Energia gratuita e até 90% de economia: ao aderir o painel de energia solar, os únicos custos serão com a instalação e as manutenções preventivas. No mais, a energia solar é sem custo e a economia na conta mensal pode atingir até 90%.
3. Favorável ao meio ambiente: a energia solar é uma fonte natural que não polui o meio ambiente com a sua utilização. A preocupação fica somente quanto a fabricação dos equipamentos, mas saiba que é totalmente controlada, a cada dia são pensadas em novos formatos de redução do impacto.
4. Manutenção barata e garantia de 10 anos: os painéis utilizados para gerar calor possuem certificação do INMETRO e garantia de 10 anos. Invista no projeto e na instalação para garantir o baixo custo das manutenções.
5. Acessível em praticamente todo o território brasileiro: moramos em um País tropical, que torna a energia solar viável em praticamente todo o território brasileiro. O sistema pode ser usado até em regiões isoladas que têm dificuldades com a instalação elétrica, como chácaras e sítios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>