Veja como deixar sua casa mais inteligente


Foto: iStock

Na era tecnológica tudo acontece muito rápido, para acompanhar esse desenvolvimento, novidades que otimizam o tempo viram destaque. Com isso, as casas inteligentes já saíram dos filmes e desenhos, e são cada vez mais realidade. Nelas, a tecnologia é utilizada para levar praticidade, segurança e tranquilidade aos moradores no dia a dia. Essas novidades já são muito comuns em novas construções, mas para quem quer reformar o lar também é possível. Entre as novas tecnologias, sabia que dá para programar a cortina para abrir em determinado horário? E que não é preciso mais sair com um monte de chaves? Agora as portas abrem apenas com o uso da digital. Acredite, tudo isso e muito mais já está no mercado. Veja abaixo outras novidades das casas inteligentes:

– Cortinas programadas: que tal acordar com o sol te dando bom dia? Você pode ter isso programando as cortinas para abrirem sozinhas em qualquer horário. Com essa tecnologia também é possível abrir e fechar elas sem nem precisar levantar da cama ou sofá, tudo é feito através de um controle remoto ou smartphone.

– Ar condicionado com Wi-Fi: o ar-condicionado inteligente é o investimento perfeito para quem gosta de chegar em casa já com o ambiente fresquinho. Por meio de aplicativos em smartphones, você pode ligar e desligar o eletrodoméstico de qualquer lugar do mundo, e não só isso, configurar direção do vento, timer, entre outros recursos também. E não pense que ele consome mais energia, pelo contrário, existem modelos conectados à internet que são inverter, ou seja, contam com o selo Procel A, que classifica eletrodomésticos que não gastam tanta luz.

– Fechadura digital: você nunca mais vai esquecer a chave em casa ou sair com um chaveiro lotado. Com a fechadura digital é preciso apenas a digital ou uma senha para entrar em casa. Muito mais fácil, né?

– Luzes e eletrônicos automáticos: as luzes que funcionam por sensores de movimentos já são conhecidas, a novidade da vez são as luzes controladas pelos smartphones. Com essa tecnologia, através de um aplicativo, você consegue controlar as luzes da casa inteira. Foi deitar e esqueceu a luz da sala acesa? Não precisa mais levantar para apagar, basta um clique no app. O mesmo sistema serve também para os eletrônicos da casa, que, conectados com aplicativos, podem ser ligados e desligados de qualquer cômodo.

– Geladeira inteligente: a geladeira inteligente é a prova que o eletrodoméstico pode ser muito mais do que um armazenador de alimentos. Das mais simples, que possuem sistemas que conservam melhor, às mais tecnológicas, que chegam a conectar no celular. Existem modelos, inclusive, com telas touchscreen de 21,5 polegadas na porta, com comando de voz, integração com aplicativos e gerenciamento de alimentos. Nela você pode fazer lista de compras, personalizar, ver a previsão do tempo, as principais notícias do dia e até acompanhar câmeras pela casa, como a babá eletrônica. E falando em câmeras, é possível fazer uma conexão com o celular e ver de qualquer lugar o interior da geladeira, assim você sabe exatamente o que precisa comprar. É sensacional, né? O único ponto negativo é que para ter todas essas funções em casa é preciso um investimento que assusta um pouco, esse eletrodoméstico sai em torno de R$ 25 mil.

– Assistente virtual inteligente: se você já conversou com a assistente do Google ou com a Siri, da Apple, já teve o seu primeiro contato com uma assistente virtual inteligente. Cada vez mais desenvolvidas, essa tecnologia vem crescendo sua grade de tarefas, ficando mais sofisticadas. Em casa, através de comando de voz, elas são capazes de executar funções como controlar iluminação, tancar portas, ligar e desligar aparelhos eletrônicos, colocar música, ligar o ar-condicionado, fazer pesquisas, responder perguntas, e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>