Consumo de água gera alerta durante a quarentena. Veja dicas para economizar


Foto: iStock

Ficar em casa, reforçar a higiene e manter distância são medidas que parecem severas, mas consideradas essenciais e eficientes para vencermos o Covid-19. É normal que os consumos aumentem com as famílias estando em casa, mas, na última semana, a situação em Santa Catarina em relação ao gasto de água acabou ultrapassando o esperado. Mesmo mantendo o sistema de abastecimento normal, o Samae, de Blumenau, já alertou que é preciso compreensão de todos para que esse recurso não falte. Em nota, a autarquia reforça que seus fiscais estão sendo chamados e constataram o uso de água em limpezas de muros, telhados e carros. Assim como no nosso município, outros no Estado e no País passam pelo mesmo problema. Por isso, é tão fundamental o bom senso e cuidado.

Permanecer em casa e manter as regras de higiene sem gastar água demasiadamente é possível. Vamos pensar no mundo como um todo? Veja abaixo dicas de economia para a quarentena (e depois dela também):

– Cuidados básicos: algumas regras básicas que já eram seguidas devem ser ainda mais reforçadas. Feche a torneira enquanto escova os dentes, lava a louça ou faz a barba. Também tome banhos curtos e feche o registro enquanto se ensaboa ou lava o cabelo. Você sabia que uma torneira aberta pode desperdiçar 80 litros de água a cada cinco minutos?

– Evite lavar calçadas e garagens nesse período: sabemos que nem todos podem fazer home office e o tempo em casa pode ficar ocioso. Não o utilize lavando calçadas e garagens. Por enquanto, deixe essas lavagens por conta das chuvas. Se necessário, utilize uma vassoura para retirar plantas ou outras sujeiras do local. O mesmo vale para carros e telhados.

– Economia Circular: ainda pouco conhecida, essa atitude busca dar valor ao que seria descartado. Alguns ambientalistas consideram que o consumo de água dentro do conceito de economia circular não é só uma opção, mas uma questão de sobrevivência. Já te contamos por aqui algumas formas de aplicar esse conceito no dia a dia, você pode reaproveitar água para preparar alimentos, lavar a roupa e até limpar a casa.

– Lavadora de roupas: sabemos que uma das orientações para evitar a propagação do vírus é lavar as roupas logo que chegar em casa. Se você tem a possibilidade de permanecer em casa, além de evitar a transmissão na rua, também descarta esse gasto. Tente acumular as roupas para lavar tudo em um dia que precisar sair.

Atualização de casos:

Brasil: segundo informações divulgadas no G1, até esta segunda-feira (23/3), o Brasil tem 1.621 infectados. As maiores concentrações estão no Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O País registra 25 mortes, 22 casos no Estado de SP.

Santa Catarina: a última atualização do Estado de Santa Catarina no G1 veio na noite deste domingo (22/3). São 68 casos confirmados, outros 410 suspeitos seguem sob investigação. A maior concentração está em Florianópolis, com 10 pessoas contaminadas.

Blumenau: as últimas informações divulgadas, neste domingo (22/3), pela prefeitura de Blumenau mostram seis casos confirmados e 18 suspeitos na cidade. Apenas um caso, um paciente de 72 anos, segue hospitalizado, mas fora da UTI. Os demais e os investigados seguem em isolamento domiciliar e com estado de saúde estável. Os familiares destes pacientes também receberam as orientações de prevenção. Na cidade está sendo reforçado o isolamento domiciliar de quem passou pelo Festival da Cerveja, após uma cervejaria de Igrejinha (RS) informar que um dos seus funcionários foi diagnosticado com Covid-19. O homem esteve em Blumenau durante toda a segunda semana de março.

Vamos nos cuidar? No nosso blog você vê mais dicas de prevenção. Acesse aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>