Dez anos da Lei de Saneamento Básico


Você sabia que o Brasil possui uma Lei do Saneamento Básico? Ela completou dez anos em 2017 e metade da população do país continua sem acesso a sistemas de esgotamento sanitário. De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgados neste ano e referentes a 2015, apenas 50,3% dos brasileiros têm acesso à coleta de esgoto. Isso significa que mais de 100 milhões de pessoas utilizam medidas alternativas para lidar com os dejetos, como fossa ou jogando o esgoto diretamente nos rios.
A equipe da Censi reuniu algumas informações para chamar a sua atenção para esse assunto tão importante. Afinal, a falta de saneamento adequado não provoca somente problemas sociais, mas também prejuízos ambientais, financeiros e de saúde para todo o país.

– A população atendida por coleta de esgoto passou de 42% em 2007 para 50,3% em 2015
– O percentual de esgoto tratado foi de 32,5% em 2007 para 42,7% em 2015
– O total de brasileiros atendidos por abastecimento de água tratada passou de 80,9% em 2007 para 83,3% em 2015
– A região Norte segue com os indicadores mais baixos do país (56,9% para cobertura de água, 8,7% para esgoto e 16,4% para esgoto tratado)
– A região Sudeste continua como a região com a melhor situação: 91,2% (água), 77,2% (esgoto) e 47,4% (tratamento de esgoto)

Se o esgoto ainda é um problema, pense que você pode contribuir com o meio ambiente de outras maneiras. Uma delas é economizando água, né? Então passa lá no nosso site que a equipe Censi tem produtos que podem te ajudar nessa tarefa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>